App para denunciar trabalho infantil, escravo, condições degradantes e risco de acidentes


Hola compañeros, soy el Panda Comunista.

Há dias penso em apresentar uma sequência de posts sobre sites e canais do Youtube que trabalham seriamente com o jornalismo no Brasil. Portanto, hoje gostaria de apresentar um deles: Justificando.

O Justificando - Mentes inquietas que pensam Direito possui uma equipe de colunistas ampla e variada, mas gosto pra caramba de três figuras jovens que representam a uma nova geração que há no Brasil.

Para gostarem já de imediato, recomendo assinarem o canal deles no YouTube e assistir aos programas "Coisas Que Você Precisa Saber" e "Explica Aí".

Aliás, uma curiosidade: o Red Hood criou o "Coisas que você precisa saber" na área de Geotecnologias (Onde encontrar cursos e Onde encontrar dados Geoespaciais) em seu blog por influência do Justificando logo após ter apresentado o canal para ele. Veja como coisas pequenas impactam as pessoas de forma diferente.

Por que estou mencionando o trabalho deles?

Vi agora pela manhã uma postagem interessante sobre um aplicativo online desenvolvido pelo TRT8 que permite denunciar trabalho escravo e infantil nos Estados do Pará e Amapá.

"O aplicativo permite que qualquer cidadão faça denúncias anônimas ao tribunal e anexe fotos, sem necessidade de inserir o endereço, já que o sistema reconhece a localização da imagem. As denúncias são analisadas por servidores do tribunal e encaminhadas aos órgãos competentes e a parceiros do programa, como o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria Regional do Trabalho. (...)
O desenvolvimento do aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente no celular ou acessado pelo computador, custou ao tribunal R$ 8 mil e abrange todos municípios dos estados do Pará e do Amapá."

Achei o trabalho fantástico porque vai de encontro na luta por algo tão deplorável que não acreditamos que ocorra até hoje (sem contar a demora do governo federal na divulgação da lista de empresas que fazem trabalho escravo), e por utilizar um serviço Geoespacial de localização.

Veja você mesmo acessando diretamente a página do aplicativo.

Parabéns ao Justificando pela divulgação e a todos os envolvidos no desenvolvimento do aplicativo. E, é claro, também a todos que estão nessa luta.

Divulgue essa informação e veja como pequenas iniciativas podem mudar o Brasil.

Hasta luego e viva la Revolución!!!



Foto da capa: Reprodução/Repórter Brasil - Justificando/2017

Comentários