Conheça o ProtonMail, o e-mail mais seguro da internet

Conhecem o seriado Mr. Robot. Não? Deveriam. Puta seriado massa. Recorrendo a Wikipédia, para os que não conhecem, Mr. Robot é um seriado focado no personagem Eliot, um jovem programador de computador anti-social que trabalha como engenheiro de segurança cibernética durante o dia, mas à noite é um hacker vigilante.
Um dos recursos que Eliot utiliza para sua segurança é o anonimato, algo que hoje é complicado porque nos expomos voluntariamente nas redes sociais, damos nossos número de telefone para criar conta de e-mail, deixamos o GPS ligado, não apagamos nosso histórico de navegação, etc.
Ser anônimo na rede é complicado, mas não impossível. Tem um episódio que eles mostram o personagem fazendo login no ProtonMail. Logo, pensei: será que todos entenderam a referência?
Entenderam a referência?

Por isso trago a vocês  uma das formas de ficar anônimo e com muita segurança na rede. Conheçam o ProtonMail.

ProtonMail, o e-mail mais seguro da internet

Como está indicado na imagem, o ProtonMail é um serviço de e-mail com criptografia "Fim-para-Fim" com sede na Suíça. Suíça, aquele lugar que tem diversas agências bancárias com regras rígidas de proteção de seus clientes? Sabe o que mais fica na Suíça? O CERN (European Organization for Nuclear Research), o acelerador de partículas, uma das engenharias mais incríveis desenvolvidas pelo homem.
CERN, acelerador de partículas

E sabe quem criou o ProtonMail? Os pesquisadores do CERN, que estavam preocupados com segurança da informação na rede. Percebeu que looping legal de informação?

A criptografia End-to-End significa que os próprios caras não podem descriptografar e ler seus e-mails. Como resultado, seus e-mails criptografados não podem ser compartilhados com terceiros. É possível criar um login em 2 passos que a primeira senha é para identificá-lo e a segunda senha só você sabe, não fica armazenada nos servidores dos caras para serem roubadas. Se esquecer sua senha, não é possível recuperá-la. Tchau-tchau.

Além disso, o serviço não pede nenhuma informação pessoal para criar sua conta. Por padrão, não mantemos os logs de IP que podem ser vinculados à sua conta de e-mail anônima. Nada de confirmação por celular ou ativação da conta em outro e-mail.
Sem contar que o serviço de e-mail tem sede na Suíça, ou seja, seguem as leis de privacidade daquele país.

Nesses tempos de invasão e monitoramento pela Agência de Segurança Americana (NSA), vale a pena ter um e-mail seguro. E ontem que o Sérgio Moro levou um blogueiro para saber suas fontes? Vazar informações de forma segura é complicado. Aproveite para criar sua conta porque na minha época que criei tinha uma fila de espera. Hoje é só chegar e ser feliz,

Esse assunto de anonimato na rede é foda de tão legal. Tem Wikileaks, Snowden, navegador Tor, sistemas operacionais seguros... coisas que parecem neura mas não são.

Aliás, o jornal The Intercept Brasil (ótimo site de notícias) fez uma matéria legal sobre como manter o anonimato na rede. Quem quiser conferir, clique aqui para ler o post.

E sabe quem é uma das pessoas que criaram o Intercept Brasil? Gleen Greewald. Sabem quem é o Gleen Greewald? Um dos repórteres que ajudou o Edward Snowden. Sabe que é o Snowden? O cara que vazou informações sobre a rede de monitoramento norte americana criada pela NSA. Sabe como se proteger da NSA? Criando conta em serviços de e-mails com alta segurança. Sabe um serviço de e-mail de alta segurança? O ProtonMail. Sabe quem criou o ProtonMail?...(looping eterno)

Eu sou o Homem de Ferro.

Comentários