25 aplicações de Sensoriamento Remoto + 120 usos de Landsat em diferentes campos científicos


Bom dia meus amigos. Como foi o final de semana de vocês? Red Skull com super dica para ajudar em seus estudos.

Todo mundo conhece imagens de satélite, mas poucos realmente utilizam todo o potencial de informações capturadas pelos sensores.

Normalmente apenas as colocam por baixo dos mapas para deixá-lo mais bonito ou ordenam os estagiários e/ou bolsistas (sempre eles) para vetorizar (desenhar) as feições ("coisas") que estão vendo. É meus queridos, vocês sofrem.

Mas as imagens de satélite são muito mais do que isso. Já mostramos o potencial de trabalho com as bandas na geração de classificações e índices no post sobre o aplicativo online criada pela ESRI, chamada de Landsat Explorer - Parte 1. Também indicamos onde baixar imagens de satélite em sites gringos no post sobre fonte de dados geoespaciais internacionais gratuitos. Lá você encontrará local para baixar imagens Landsat, Sentinel, SRTM e de outras fontes para qualquer parte do mundo.

Então, o que falta agora? Já tem os dados, já sabe como fazer algumas análises com as classificações e índices... falta decidir: estudar o que?

Para ajudar em seu processo criativo e investigativo, separamos 25 aplicações de Sensoriamento Remoto*. E dando um combo nessa postagem, conheço um site com 120... deixe-me repetir, 120 aplicações com o satélite Landsat em diferentes campos científicos. E para cada aplicação há um link para o artigo, além de um breve resumo de cada aplicação.

Das 25 aplicações de Sensoriamento Remoto, separei um Top 3 (com imagem e comentário) das que achei mais inusitadas. As demais 22 aplicações apenas deixo o link. Vamos lá:

1. Mapeamento de Habitats para Pandas
O bambu é a principal refeição desse animal. Técnicas de análise de dados de Sensoriamento Remoto, como fragmentação florestal e mapeamento de corredores, são usadas para proteger os habitats dos pandas. Também podem ser mapeados para identificar áreas ricas em bambu. Quem não quer ajudar um bixo tão fofinho desses?
Dá alô aí meu povo
2. Mensurar tamanho de protestos
É meu caro. Essa aí no Brasil deveria estar em alta. Se colocar um drone junto, fica lindo. O Sensoriamento Remoto tem sido utilizado para estimar o tamanho da multidão e as áreas ocupadas por protestos. Agora teremos a quantidade de pessoas que os organizadores mensuraram, que a polícia mensurou e que você calculou. Quem está correto?
Protesto viu gente. Não aquelas micaretas que aconteceram ano passado.
Essa imagem de 2013 é foda
3. Contar ursos polares
Os ursos polares são uma das espécies que estão na lista de animais que podem ser extintos por causa das mudanças climáticas. Os ecólogos tem utilizado a tecnologia para monitorar e contar os indivíduos. Eu juro que colocaria uma imagem totalmente em branco abaixo e diria para encontrar os ursos. Mas resolvi pegar uma verdadeira.
O que é um pontinho branco na imagem de satélite?
4. Determinar fatores que contribuem para a pobreza
5. Fornecimento de água potável
6. Monitoramento da expansão urbana
7. Encontrar sinais submarinos (de águas submarinas. É isso? Não consegui traduzir direito)
8. Gerenciamento de derramamento de petróleo  (para ser sincero, o Sensoriamento Remoto serve para prevenção e ação em desastres naturais como um todo. Conhece o TerraMA2 - Plataforma para Construção de Sistemas de Monitoramento Ambiental - do INPE?)
9. Mapeamento de Uso e Cobertura do solo (um dos produtos mais utilizados que conheço)
10. Observar atividades terrestres noturnas
11. Delinear/Delimitar bacias hidrográficas
12. Navegação no ártico
13. Mensurar o nível do mar
14. Mapear e mensurar locais com urânio
15. Otimizar as telecomunicações
16. Identificar construções
17. Observar vulcões ativos
18. Identificar locais vazios/vazios urbanos
19. Encontrar corpos/pessoas (sinistro...)
20. Monitoramento posicional por GPS
21. Contagem de carros em estacionamentos
22. Combate a incêndios florestais (Para esse caso, conhece o Programa Queimadas do INPE?)
24. Identificação de depósitos minerais com imagens hiperespectral
25. Medir direção e velocidade dos ventos

Que ideia idiota essa de pegar link por link. Demorou demais para escrever o post. Pelo menos consigo deixar comentários sobre alguns que conheço outras fontes.


Bem, agora para fechar bonitinho, deixo aqui o link das 120 aplicações de imagens Landsat. Impossível comentar todas ou fazer o que fiz acima.


Concluindo, há diversos cursos gratuitos por aí que te ajudam a explorar mais esse universo das imagens de satélite. O Red Hood já postou alguns, mas não custa lembrar.


1. EARTH IMAGERY AT WORK (“IMAGENS DA TERRA NO TRABALHO”)curso gratuito da ESRI.

2.  EARTH OBSERVATION FROM SPACE: THE OPTICAL VIEW, curso gratuito na plataforma de ensino Future Learn. Esse curso é uma iniciativa da Agência Espacial Européia (ESA)
E hoje lembramos de mais um:

Pronto. Cabô!
Compartilhe este post com seus amigos e nos curta nas redes sociais.
Ter você conosco é nosso maior sucesso.

Até a próxima.
 * Mentira, não fomos nós. Estamos kibando.
Fonte: Monde Geospatial

Comentários