Curso Gratuito e em Português de Ciência e Sistemas de Informação Geográfica


Internet, sua cretina que amo todo santo dia! Estou de volta para uma rapidinha. Sim, sou eu: o máximo, o lindo, o único, o inesquecível (será?) Red Hood. Ah, eu sei que você estava com saudades. Confesse. Vamos. Não vai doer. 😉

Então, meu povo. O que passa? Antes de mais nada deixe-me anunciar que o Facebook deletou minha conta. Em outras palavras: morri de vez. Acreditam nisso? Logo eu, com foto e nome verdadeiro em meu perfil. Malditos!

Bem, estou aqui porque me deparei com mais uma versão (a 3a. edição) do curso de Ciência e Sistemas de Informação Geográfica* que é ofertado pela Universidade Nova de Lisboa na plataforma de ensino Miríada X. O curso é gratuito, está em Português, a plataforma está em Português, são seis (06) módulos, tem certificado e blábláblá... tudo facinho para você estudar.

Se você acompanhava meu blog anterior (por favor, parem de visitá-lo. Comecem a entrar apenas neste daqui,ok?!), sabe que já postei sobre esse curso no post Coisas Que Você Precisa Saber #01: Onde encontrar cursos de geotecnologias? Portanto, não é novidade o que falo.

O que me fez escrever sobre ele novamente é que estou cansado de ver as pessoas estudando SIG apenas por tutoriais. Puta que pariu né?! Acho que já passamos dessa fase, gente. Pô! Vamos evoluir. Parece que todo mundo aprende o básico e fica por aí. Ninguém inova. Ninguém trás novas ideias. Ninguém cria novas metodologias... foda.

Sim, tutoriais são importantes e tem seu papel.Nós do blog gostamos mais de divulgar ideias, assuntos e curiosidades ao invés de tutoriais (Mas, sim. Também chegaremos a fazer isso. Mordo a minha língua). Mas vamos sempre pensar da outra forma: de você ser livre e dar assas a sua imaginação. Gostou do assunto de aprender SIG com Game of Thrones? Agora vá lá e se vira para aprender como fazer. Para nós a ideia do cara de ensinar SIG com GoT que foi a grande sacada. Genial! Uma forma de facilitar o aprendizado de um assunto técnico relacionado com um tema da cultura pop que muitos gostam.

Quando você aprender a estudar, aprender a aprender, vai descobrir duas coisas: 1) Você não sabe de porra nenhuma; 2) Você aprende a buscar as respostas.
"Poxa, quero fazer isso em GIS. Como faço?" Uma pesquisa na internet, uma navegada por blogs e fóruns e pronto, você aprende.

Eu não sei nada de SIG! Sério. De verdade. Mas aprendi a encontrar as respostas. Mas só encontro as respostas porque sei o que estou procurando. E como sei? Estudando, cacete. E estudando os conceitos, não necessariamente a ferramenta.

Outra coisa: quando aprender a aprender, verá um universo inesgotável de fonte gratuita de informação que há na internet, tal como esse curso que falei no início do post. Aprenderá os locais corretos para pedir ajuda. Criará uma rede de pessoas fodonas na área. Será um profissional diferenciado.

Nós não precisamos ensinar como fazer um clip de um shapefile. O manual do software já te ensina isso (aliás, já teve curiosidade de explorar o manual, por exemplo, do ArcGIS? Você é um bundão mesmo viu ...). Ele já te dá a solução. O que devemos aprender é, sei lá, como o clip pode virar uma ferramenta de análise e de ganho de informação em seu trabalho. Viu a diferença?

Ah, cansei.
Estudem mais.
Sejam profissionais e estudantes melhores. Puxem os limites e fronteiras. Se esforce. Inovem. Criem soluções. Ficar nessa masturbação de tutoriais que, aliás, empresas de merda estão rachando de ganhar dinheiro em cima de vocês, não leva a nada. Já alerto isso há anos.

Ajudamos a crescer essa área no mercado nacional ou seremos eternamente mapeiros, não aproveitando todo o potencial dessa ciência que é Marvilhosa!

Espero que esse toque faça você pensar diferente.

Um abraço,
Red Hood

Informações sobre o curso:
Estou achando estranho porque o vídeo que vi no Facebook sobre o curso é diferente do que está na página. Parece que na página ainda está o vídeo antigo. Será que vi a propaganda da 4a. edição? Afinal, a que está acontecendo acaba agora em abril. Enfim... quem se interessar se vira e descobre (viu, é assim que funciona. Aprenda a correr atrás das coisas que te interessam).

Comentários