Google Earth Enterprise agora é código aberto! Uuhhh


Boa dia amigos, como estão? Red Skull trazendo novidades:

Estava para acontecer em março mas veio apenas agora em abril: o Google Earth Enterprise agora é código aberto. Uuhhhh, legal não acham? Mas o que isso significa? Bem, de acordo com Muthukumar Kumar do Geo Awesomeness:


"Todas as 470.000 linhas de código do Google Earth Enterprise (GEE) estão agora disponíveis no GitHub sob uma licença do Apache 2. Apache 2 essencialmente torna possível para qualquer empresa (ou indivíduo) a construir em cima do GEE e liberar seu próprio software comercial.O Google lançou o Earth Enterprise em 2006 para oferecer aos clientes empresariais a capacidade de criar e hospedar versões privadas do Google Earth e do Google Maps. No entanto, em um esforço para diminuir seu foco, o Google decidiu depreciar GEE em 2015 e manteve o produto em manutenção até março deste ano.

Por que a Google liberou o código do Google Earth Enterprise? Em um mundo ideal, a Google deseja que seus clientes façam a transição para usar a sua plataforma nas nuvens, o Google Earth Engine, em vez de executar versões locais do GEE. Mas muitos clientes não fizeram a transição. Portanto, a Google decidiu abrir o código fonte para que a comunidade possa continuar a usá-lo e desenvolvê-lo como bem entenderem.

Com a liberação do código do Google Earth Enterprise, como será o futuro do ArcGIS Earth? Quando o Google anunciou descontinuar o projeto do GEE, ele se voltou para ESRI para garantir que seus clientes empresariais não foram deixados sem uma alternativa (Relacionado a parceria: Google & ESRI). Agora, com o GEE a ser open source, vai ser interessante ver se a indústria de GIS comercial decide utilizar o código para fornecer uma alternativa ao ArcGIS Earth."

Bem, meus caros, é uma novidade interessante mas creio que é voltada mais para desenvolvedores do que usuários comuns. Como eu e você. Mas é bom saber da novidade porque sempre podemos sempre contar com um "amigo da informática" em nossa equipe.

Obrigado por nos visitar.
Compartilhe com os amigos e volte sempre.
Para finalizar, uma sequência de vídeos para quem quiser estudar o GEE.






Comentários