Mapa em tempo real das embarcações do mundo

Olhem o tanto de barquinhos e as rotas ao redor da Terra.
E ultimamente tem esse povo acreditando em Terra plana. Se fud* viu.
Vão ser burros assim na casa do caralh#.

Olhem só meu povo, mais uma aplicação geográfica bem fodástica. Mapa em tempo real das embarcações de todo o planeta. O nome do aplicativo? Marine Traffic. Achei a aplicação bem maluca. Porém...

Quando vi a aplicação, pensei: barcos? Puff. Quem se importa? O negócio é andar de avião. Quem são os barcos perto de uma viagem de avião? Diz aí. E que aplicativo de merda é esse? Não chega nem perto do aplicativo que já postamos aqui no blog sobre o mapa das viagens aéreas em tempo real. Se ainda não viu o post, clique aqui para explorar o mapa das viagens de avião.

Só que 10 segundos depois dessa ideia completamente idiota que tive (10 segundos... burro pra caralho), pensei: pera ae, mas a porra... a economia mundial de produtos físicos gira toda em torno disso. É container para cima e para baixo a todo instante. É o minério aqui da serra que deixa os menino tudo que moram perto de pé preto, é a madeira desmatada ilegalmente da Amazônia, carros para poluir nego dirigir bêbado e atropelar um tanto de gente, comida que é má distribuída e desperdiçada, é o petróleo oriundo de desestabilização de governos, minhas encomenda de produtos de sites chineses com qualidade 100% garantida, nossos estagiários indianos que escrevem aqui no blog, droga Colombiana... todas essas belezuras vem de navio. É muita coisa boa em um único lugar!

Foi então que resolvi explorar o aplicativo. Antes de mais nada, fiz um cadastro gratuito* para liberarem algumas funções. Concordo que cadastrar em alguma coisa é um saco,mas o plano é gratuito e realizado rapidamente. Algumas coisas também só foram liberadas após o cadastro. Achei interessante que durante o cadastramento me perguntaram qual o interesse no aplicativo. Afirmei que era para fins de pesquisa. Afinal, vocês são meus ratinhos e tudo que escrevo neste blog é um experimento social. Sabiam disso?

* Graças ao comentário no Facebook do usuário Jose Camozzi, resolvi atualizar o post e colocar o link para os preços por tipo de cadastro e as informações que estão vinculadas ao seu plano. Para ter acesso basta clicar aqui. Muito obrigado, Sr. Camozzi.

Em uma rápida olhada (cujas fotos deixarei após o texto), vi que no aplicativo: há (i) filtros por tipo de embarcação para visualização (transporte de passageiros, transporte de carga diversa, tanques de combustível, barcos de pesca, etc.); (ii) visualizar camadas diversas (portos internacionais, portos menores e marinas, aquele trem que fica piscando luz... esqueci o nome..., etc), (iii) fotos e informações dos portos (exemplo: Porto de Santos - quantos barcos partiram, chegaram, que estão agora no porto, que estão para chegar...), (iv) pesquisa das embarcações que estão em um porto e (v) pesquisa sobre as embarcações de modo geral.

Essa última opção, pesquisa de embarcações, é legal pra caramba. Tem uma porrada de informação sobre o barco, algo semelhante ao que há no aplicativo das viagens aéreas.

Por que me empolgo tanto quando me deparo com aplicações assim? Primeiro porque são foda mesmo. Problema seu se gosta ou não das áreas temáticas, sejam elas aviões, barcos, Mapa da História do Metal e Rock, Mapa de Ataques Cibernéticos ou Mapa das Rádios ao redor do mundo.

Segundo porque amo informação geoespacial. Adoro ver "as coisas" em mapas. Sem contar que isso é um reforço da importância e demonstrativo do potencial de nossa própria área geoespacial. Então aprendam a valorizar essas iniciativas.

Terceiro porque me lembram de muitos joguinhos que curti durante a adolescência. Alguns de gestão de espaços (como o SimCity, SimFarm, Theme Park) e outros gestão como empresas de logística (tal como o Transport Tycoon. Vai sair uma versão comemorativa de aniversário para iPhone. Será que vão estragar um clássico?).

Para os que conhecem, imaginem jogar o Transport Tycoon e ter informações detalhadas sobre os veículos, embarcações, trens, aviões... como seria feliz. Doidimais da conta.

Nostalgia a parte, assim como gostamos dessas coisas, sei que tem alguns aí que também curtem. Então fiquem com essa dica e se divirtam.

Não deixem de nos acompanhar nas redes sociais. Também falamos um tanto de besteira por lá.

Abaixo envio imagens do aplicativo das embarcações.

Valeu!


(i) Filtros para embarcação. Retirei praticamente tudo e deixei apenas as balsas que atravessam Rio Niterói.
Uma coisa paia é que a conta gratuita atualiza a localização dos barquinhos a cada 5 minutos. Não me diverti tanto vendo eles se moverem. Nessa mesma imagem (ii) adicionei algumas camadas que estavam offline como os locais de embarque e desembarque.
(iii) Fotos e informações diversas do Porto de Santos. É a primeira vez na vida que o vejo. Já valeu a pena.
O gráfico mostra a quantidade de navios, por tipo carga do navio, e por dia.
(iv) Enquanto vadiava pelo Porto de Santos resolvi pesquisar uma embarcação qualquer que está ancorada. (v) E assim comecei a ver dados sobre o CSCC Europe. Sabia que ele tem uma largura de quase 200m e foi fabricado em 2009? Pois é. Agora sabe. E se prepare porque vai cair no Enem deste ano.
E por fim, não mencionado no post mas não menos fodão por isso (na verdade achei bem massa), o mapa de calor do fluxo de embarcações ao redor do mundo. Muito foda. Amo muito tudo isso.


Comentários