Espaço, a fronteira final (Parte II)

O que você pensa ao contemplar uma imagem dessa? O que sente? Sente alguma coisa? Não? Nada? Tem coração não? Já amou alguém? Não? Credo... está morto por dentro
Dando continuidade ao último post sobre o assunto (caso não viu, clique aqui: Espaço, a fronteira final (Parte I)), vamos continuar falando sobre o espaço enquanto esperamos o anúncio do Elon Musk na sexta feira.

No último post falamos sobre jogo de computador, aplicativos de celular, filme, imagens reais do espaço e vídeo de explosão dos foguetes da Space X no desenvolvimento da tecnologia de reutilização e pouso vertical em drones no meio do oceano.

Hoje vamos falar de coisas que ajudam nossa imaginação através de seriados. No próximo post provavelmente devemos falar de livros livros.

Mas vamos que vamos.

Uma das séries mais lindas já criadas neste mundo e, quiçá, minha predileta, é Cosmos, de Carl Sagan. Não sabe quem é o Sagan? Cara, Sagan é um dos divulgadores científicos mais importantes que tivemos até hoje. Ou, como diz melhor em sua descrição na Wikipédia, Carl Sagan "foi um cientista, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico norte-americano. É autor de mais de 600 publicações científicas, e também autor de mais de 20 livros de ciência e ficção científica". Se interessou pelo Carl? Visite sua página na Wikipédia clicando aqui e descubra mais sobre essa pessoa incrível.
Vários Carl Sagan e um único Carl Sagan. Fotos em diferentes momentos de sua vida
Voltando a Cosmos, o seriado de televisão (porque também tem o livro de mesmo nome), ela é a mais importante série já realizada e transmitida em todo o mundo. Lembro sobre ter lido sobre os números, em quantos países foi transmitida e dublada, etc. É uma das excelente fontes para expandirmos nossa mente, aprender sobre a história da ciência, sobre o universo e (uma das coisas que mais gosto), sobre as especulações feitas por Sagan sobre diversos assuntos. Todos, claros, baseados em pensamento científico. Pensamento científico e especulações parecem não combinar. Inclusive, ele foi criticado bastante por isso. Mas hoje, algumas de suas especulações, aconteceram após o avanço da ciência e tecnologia.
Cosmos, série original
E mais: há algo que ele menciona sobre vivermos em uma sociedade que depende da Ciência e Tecnologia, mas não damos a devida atenção a isso, e deixamos nas mãos dos políticos (com suas próprias agendas e interesse próprio e dos que o elegeram) a tomarem as decisões. Essa época da pós-verdade, negação das mudanças climáticas, influência da religião em decisões é algo, por exemplo, que ESTÁ acontecendo nos EUA com Trump e, como somos uma caricatura norte-americana, tem acontecido aqui também.

A tendência é piorar. Vamos abrir os olhos antes de ser tarde demais...

Enfim.. assista Cosmos. E recomendo que assista dublado. Adoro a dublagem brasileira. Costumava dormir escutando a série de tanto que curtia e ficava calmo na voz do dublador. E dormir escutando Cosmos me ajudava a imaginar antes de pegar no sono. Acabava sonhando com coisas fantásticas. Sempre muito bom.
:)

Recomendo fazerem o mesmo.

Bem, não tenho Netflix e não sei se Cosmos está no catálogo. Portanto, sugiro, digamos, meios alternativos. Pode ver cosmos nessa playlist aqui do Youtube. Dependendo de quando estiver lendo esse post, talvez o Youtube tenha retirado do ar por direitos autorais. 

Então, o que pode ser melhor do que Cosmos? O remake de Comos (ou a nova versão se preferir).
Apresentado por ninguém menos do que Neil deGrease Tysson, outra pessoa também do caralho de fantástica, o remake de Cosmos chegou aonde o primeiro chegou e ainda deu mais 10 passos para frente e uma voadora no joelho de todo mundo. É lindo, bem feito, histórias melhoradas, novas histórias, bons efeitos especiais, temas atuais... está de parabéns.


Esse é o Neil deGrease Tysson


E esse é o meme do Tysson que talvez já tenha visto e nem sabia sobre quem era
Se você gostou de Cosmos, não tem como não se apaixonar por essa nova versão. E duvido se você não chorar no primeiro episódio quando o Tysson fala de sua relação com Carl Sagan. Fiquei emocionado só de lembrar.
Cosmos, o remake da série original
Melhor imagem de todas. Carl & Neil
Onde assistir Cosmos? Basta clicar aqui.

Para finalizar, uma série-ficção-documentário misturada com realidade (heim?). Tem hora que a série parece uma propaganda da empresa Space X, que está fazendo de tudo para levar o primeiro homem a Marte. E foda-se se for. A série, cujo nome é Mars, foi realizada pela National Geographic e seu enredo é (ou aquilo mais próximo que imaginam que sejam) uma viagem à Marte, pouso, estabelecimento de uma colônia inicial, estabelecimento de uma colônia secundária, dificuldades em todas essas etapas (física, humana, emocional, etc.) e tudo mais. Recomendo assistirem. Enquanto não vamos colonizar Marte, é o mais próximo que temos.
É possível assistir a série por este link. Recomendo MUITO ter o ad-block (ou semelhantes) instalado em seu navegador para acessar o site.


A série ficção-documentário real sobre a exploração de Marte. Grande parte do que conhecemos e os desafios estão presentes nessa bela série
Então, é isso.
Beijo na bunda, muita inspiração com essas séries e diversão.

Comentários