Mapas secretos da CIA (Agência de Inteligência Central) dos EUA


Teje preso seu meliante, safado, vagabundo, maconheiro, viado, sapata, gente que dá "oi" para o sol, vegan, vegetariano, povo de Humanas!
Não sei o motivo de começar o texto assim, exceto porque estava afim.
Uma curiosidade curiosa curiosíssima do dia. Ano passado a CIA (Agência de Inteligência Central) dos Estados Unidos da América, em comemoração aos seus 75 anos de existência (CIA, gerando golpe de estado no mundo desde de 1941. Plim, plim!), liberou diversos mapas do seu setor de Cartografia que não são mais secretos. Ou seja, te enganei com o título do post. Bem feito.

Como grande parte de suas ações necessitavam (e ainda necessitam) de análise espacial e informações geográficas do terreno/país/área de atuação, seu acervo é, no mínimo, curioso.

Ao todo são 130 mapas que variam de quantidade ao longo das décadas, que vão desde 1940 até 2010. Há também 211 fotos de ferramentas utilizadas para a confecção dos mapas.

É neném. Você que reclama de trabalhar no SIG hoje em dia, imagina esses caras fazendo tudo no braço. Puta que pariu. Hoje você coloca seu estagiário-escravo para criá-los.

ps: acho doido pra caralho os diferentes tipos de ponta das canetas para fazerem os rótulos (labels).

Em uma tradução direta que está no site (Sim, joguei no Google e nem fiz revisão. Hoje é sexta e estou com preguiça. Supere isso.):
"Seguindo suas raízes até outubro de 1941, o Centro de Cartografia da CIA tem uma longa e orgulhosa história de serviço para a Comunidade de Inteligência (IC) e continua a responder a uma variedade de requisitos de mapas de inteligência concluídos. A missão do Centro de Cartografia é fornecer uma gama completa de mapas, análise geográfica e pesquisa em apoio da Agência, da Casa Branca, dos principais responsáveis políticos e do IC em geral. Os seus principais objetivos são analisar a informação geoespacial, extrair geodata relacionada à inteligência e apresentar a informação visualmente de formas criativas e efetivas para a máxima compreensão dos consumidores de inteligência.

Desde 1941, os mapas do Centro de Cartografia disseram as histórias da reconstrução pós-Segunda Guerra Mundial, a crise de Suez, a crise dos mísseis cubanos, a Guerra das Malvinas e muitos outros eventos importantes na história." Olhem que foda essa última parte.

Sem mais demora, conheçam a página dos Mapas Super Ultra Secretos da CIA (Só que não) que estão disponíveis para acesso público. O site está armazenado no Flickr (Por que não Instagram?) e para acessá-lo basta clicar aqui.

Divirtam-se!

Beijo dos Gordos!
Tchau!

Comentários