- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Olá meu povo e minha pova, como está a vida pós carnaval? Descansem nos próximos dias e se preparem para a ressaca de carnaval na semana que vem. Aí sim, depois disso tudo, 2018 começa.
Para os que não alienados, lembram que na semana passada ocorreu um terremoto 6,4 graus na escala Richter em Taiwan?. A última notícia que vi apontava 6 mortos e 250 feridos. Some a isso os diversos danos a edifícios e infraestrutura. Olha como ficou um prédio na imagem abaixo.
Fonte: ElPaís Brasil |
Em janeiro deste ano o chão também tremeu no México, mas nada tão grave como foi em setembro do ano passado, com mais de 200 mortos e destruição geral pelo terremoto de 7,1 na escala Richter.
Terremotos parecem muito comuns. E de fato são. Para ser mais preciso há algum acontecendo neste exato momento em algum lugar do mundo. Duvida? Veja os dois sites abaixo que encontramos com aplicações geográficas bem fodonas relacionadas a terremotos.
GeoApps: Live Hazards: Earthquakes e IRIS Earthquake browser |
O primeiro é o Live Hazards: Earthquakes. Sinceramente não sei como esse site foi parar em meus favoritos e, portanto, não tenho informações sobre ele mais do que você mesmo pode ver no site. São terremotos em tempo real. Ao clicar, aparece um pop-up com a magnitude, localização, tempo (quando ocorreu) e outras informações.
O segundo é o IRIS Earthquake browser. Para este há maiores informações no site. Se quiser o Help completo, em Inglês, basta clicar aqui. Vamos colocar apenas o início, em uma tradução do Google Translator:
O IRIS Earthquake Browser (IEB) é um mapa interativo para explorar milhões de epicentros de eventos sísmicos (normalmente terremotos) em um mapa do mundo.
As seleções de até 5000 eventos também podem ser visualizadas em perfil e giradas livremente com a ferramenta complementar 3D Viewer. Não são necessários plugins (como Flash ou Java). Essas seleções também podem ser vistas como tabelas classificáveis e exportadas para o Excel.
Notavelmente, o mapa, com (quase) todas as suas configurações, pode ser marcado, enviado por e-mail e compartilhado socialmente. Outros sites podem construir dinamicamente URLs do IEB e, assim, enviar pessoas para um determinado lugar, tempo e conjunto muito específicos de terremotos (exemplo).
IEB e 3DV são fáceis de usar. Eles são destinados a ser de valor educacional e como ferramentas de pesquisa.
Nota: Os termos "terremotos", "terremotos" e "eventos" podem ser usados indistintamente neste documento. O motivo "eventos" é usado é que as atividades humanas (bombas, mineração, etc.), bem como fenômenos como meteoros, também são detectados, e não há diferença para um sismômetro se a causa foi realmente um terremoto ou não.
Bem, é isso. Como de costume gostamos de apresentar apenas as novidades que encontramos por aí, cabendo a vocês explorarem, descobrirem todas as funções e, é claro, seus usos (ps: para sala de aula é sempre um potencial e seduz bastante os alunos. #FicaADica).
Ficamos por aqui.
Curta nossa página no Facebook se quiser ficar por dentro de novidades como essas e também visite nosso blog para ver todos os posts.
Até a próxima.
Comentários
Postar um comentário